Tableau: o que é, para que serve e produtos (2025)

Compartilhe o post

Você já deve ter percebido que encontrar conteúdo sobre o Tableau não é tão fácil, não é mesmo? Por isso, decidimos elaborar este artigo para explicar tudo sobre o que é Tableau, para que serve, os produtos relacionados e mais!

Conteúdo

O que é Tableau?

O Tableau é um conjunto de ferramentas de self-service BI (também conhecido como autoatendimento de BI) de análise e visualização de dados, sendo a mais famosa delas o software Tableau Desktop. A empresa, lançada em 2003, tem como objetivo descomplicar e democratizar a análise de dados e foi adquirida pela gigante Salesforce em 2019.

 

Por ser uma plataforma de autoatendimento, não é necessário ajuda do departamento de tecnologia ou de conhecimento de linguagens de consulta de bancos de dados, como o SQL, para analisar e extrair insights dos dados, o que facilita seu uso em departamentos como o de Produto e Marketing.

 

A interface e funcionalidades da plataforma auxiliam na independência de setores da empresa, visto que é um software fácil para iniciantes. Para você ter uma ideia da simplicidade da ferramenta, saiba que o principal mecanismo de ação da ferramenta para criar elementos visuais são ações de arrastar e soltar, como aquelas usadas no Canva ou no Wix. Essa familiaridade que faz com que o aprendizado da ferramenta seja rápido e intuitivo é chamada de VizQ, uma tecnologia criada na Universidade de Stanford. Mas não se preocupe! Você não precisa saber VizQ para ter o máximo proveito da ferramenta.

Quais são os produtos do Tableau?

O Tableau oferece diversos produtos em seu portfólio, cada um com propósitos e públicos diferentes.

Por exemplo, um profissional de dados precisa da capacidade de transformar e limpar os dados, enquanto um profissional de negócios busca explorar os dados de forma flexível, sem a necessidade de lidar com a transformação dos dados.


Não tem o porquê um profissional de negócios ter o produto que faz a parte de transformação de dados, se tudo o que ele precisa é analisar os dados, por exemplo. Por isso, ele iria adquirir a licença que tivesse produtos relevantes para a análise de dados.

 

Por isso, não é possível adquirir produtos isolados. Em vez disso, é necessário escolher uma licença com base nas necessidades específicas. Vamos explorar as licenças no próximo tópico!

Tableau Desktop

O Tableau Desktop é uma ferramenta potente de análise de dados e permite a criação de diversos tipos de gráficos, mapas, dashboards e muito mais. Os relatórios e workbooks gerados podem ser compartilhados localmente ou na nuvem, além de também poderem ser publicados na comunidade Tableau. Com ele, é possível conectar, visualizar, exportar e compartilhar dados em tempo real.

Tableau Prep

O Tableau Prep é a solução da Tableau voltada à preparação, modelagem e limpeza de dados antes de analisá-los no Tableau Desktop. O Tableau Prep vem incluso na licença do Tableau Creator.

Tableau Cloud

O Tableau Cloud, substituto do Tableau Online, é hospedado na nuvem e permite a publicação e compartilhamento de dashboards. Através dele, você tem acesso ao Tableau Pulse.

Tableau Pulse

Exclusivo para o Tableau Cloud, o Tableau Pulse é utilizado para receber atualizações personalizadas sobre as métricas que o usuário acompanha. Ele utiliza inteligência artificial baseada em linguagem natural, assim como o ChatGPT, para funcionar.

Tipos de Licenças do Tableau

O Tableau oferece três tipos de licenças: Creator, Explorer e Viewer. Cada uma oferece diferentes produtos, e o pagamento é feito por usuário. Por exemplo, se 10 pessoas da sua empresa irão utilizar a ferramenta, você pagará 10 licenças. É possível combinar diferentes tipos de licença, como adquirir 1 licença Creator, 7 licenças Explorer e 2 licenças Viewer. Os valores das licenças variam pois estão sujeitos à flutuação cambial do dólar, à quantidade de licenças adquiridas, ao tipo de licenciamento e aos plugins adicionais que podem ser incluídos. Por isso, o preço só é disponível sob consulta.

Tableau Creator

  • Destinado a usuários avançados, como analistas de dados. Permite o tratamento, exploração e análise de dados.
  • Inclui Tableau Desktop, Tableau Prep Builder, Tableau Pulse e uma licença Creator do Tableau Cloud.

Tableau Explorer

  • Licença intermediária que permite a edição de dashboards.
  • Inclui o Tableau Pulse e uma licença Explorer do Tableau Cloud.

Tableau Viewer

  • Licença básica que permite a interação e visualização de dashboards criados.
  • Inclui o Tableau Pulse e uma licença Viewer do Tableau Cloud.

O Tableau é Gratuito?

O Tableau tem a versão gratuita, o Tableau Public e também é possível testar o Tableau Desktop gratuitamente por 14 dias. Se você for estudante ou professor, pode verificar se sua instituição de ensino tem parceria com a plataforma.

Período de teste

Você pode usar os produtos Tableau por duas semanas gratuitamente no período de teste. 

Tableau Estudante

A plataforma também oferece um ano de licença gratuita do Tableau Desktop e Tableau Prep para estudantes e professores de instituições credenciadas através do programa Tableau para Estudantes.

Tableau Public

O Tableau Public é a versão gratuita do Tableau Desktop. Nele, é possível conectar a fonte de dados, criar e editar dashboards e compartilhar as visualizações no próprio Tableau Public.

 

No entanto, a quantidade de conectores são limitadas – sendo principalmente arquivos de texto e Excel -, todos os relatórios criados são públicos e tem limite de um milhão de linhas de armazenamento de dados. Ele pode ser uma boa sugestão para você praticar, mas devido à questões de privacidade, segurança e performance, não seria o melhor caminho para utilizar em uma empresa. Neste caso, o melhor é licenciar a ferramenta para garantir a privacidade dos dados.

Quais carreiras posso seguir ao aprender Tableau?

A capacidade de analisar dados é uma habilidade útil em qualquer profissão, e as áreas de atuação para quem tem conhecimento em Tableau são amplas. Algumas das áreas mais comuns que usam a ferramenta são análise de dados, marketing e produto, mas além delas, você também pode trabalhar com finanças, ciência de dados e recursos humanos.

Análise de Dados

Na área de dados, conhecimento em Tableau é um requisito. O analista de dados vai passar boa parte do seu tempo explorando dados e entendendo o que eles estão indicando.

 

Encontrar padrões, identificar tendências e prever o futuro com base no que já aconteceu no passado são tarefas que precisam de uma ferramenta potente e que aguente muitos dados, ofereça pouca distração e que tenha funcionalidades que permitam comunicar as descobertas de uma forma que faça sentido e que facilite e guie a tomada de decisão.

 

Vamos ver um exemplo de como funcionaria na prática.

 

Um analista de dados em uma empresa de varejo pode usar o Tableau para analisar as vendas mensais, identificar padrões de consumo e informar as equipes de marketing e logística. Com essas informações em mãos, a empresa pode ajustar suas estratégias de marketing e estoque para maximizar os lucros durante os períodos de alta demanda.

 

A simplicidade que a ferramenta traz para explorar os dados e comunicar seus achados faz toda a diferença nos resultados da empresa. Por isso, o Tableau acaba sendo a primeira escolha tanto entre as organizações que adquirem as licenças para seus colaboradores quanto entre os próprios usuários.

Marketing

Quando falamos de marketing, o Tableau se torna uma ferramenta indispensável para os profissionais da área analisarem a performance e é especialmente importante em departamentos como o de performance e o de shopper marketing. 

 

Por exemplo, um profissional de marketing em uma agência de publicidade pode usar o Tableau para analisar o desempenho de diferentes campanhas publicitárias em várias plataformas, como redes sociais e Google Ads. Com essas análises, a agência pode otimizar seus gastos com publicidade e maximizar o retorno sobre o investimento de seus clientes.

 

Aprender Tableau não apenas vai facilitar a análise do desempenho de campanhas e o entendimento do comportamento dos clientes, mas também é um grande diferencial no currículo, muito mais significativo do que saber Excel, por exemplo.

Produto

Desenvolver ou melhorar um produto é algo que depende inteiramente de dados e de decisões tomadas com velocidade. É por isso que Tableau desempenha também um papel fundamental para quem quer trabalhar na área

 

Por exemplo, um gerente de produto em uma empresa de tecnologia pode usar o Tableau para analisar o comportamento dos clientes sobre um novo recurso lançado em um aplicativo. Com essas análises, a equipe de desenvolvimento pode priorizar as melhorias necessárias e garantir que o produto atenda às necessidades dos usuários.

 

Os recursos disponíveis no Tableau permitem que o responsável pelo produto esteja sempre informado sobre como o produto está performando.

Quer saber mais?

Se você se interessou pelo que viu até aqui, provavelmente você vai gostar de se inscrever na nossa newsletter. E se você tem interesse em aprender Tableau, dê uma olhada nas nossas opções de treinamentos de Tableau ou fale com a gente!

Compartilhe o post

As tendências de inteligência artificial em 2025 estão moldando o futuro dos negócios. Com avanços como IA multimodal, democratização das plataformas, agentes autônomos e personalização em tempo real, a tecnologia deixa de ser promessa e se torna prática estratégica. Neste artigo, exploramos como as inovações em IA estão criando novas possibilidades para empresas de todos os portes.

Tendências da IA em 2025

As tendências de inteligência artificial em 2025 estão moldando o futuro dos negócios. Com avanços como IA multimodal, democratização das plataformas, agentes autônomos e personalização em tempo real, a tecnologia deixa de ser promessa e se torna prática estratégica.

Leia mais »
Imagem preta e com opacidade alta com notebook exibindo dashboards e gráficos de dados. Em destaque, o texto "Saúde: Análise de Dados", representando o uso de Business Intelligence e análise de dados no setor da saúde.

Análise de Dados na Saúde

A análise de dados beneficia o setor de saúde. As seguradoras de saúde conseguem usar a análise de dados para detectar e prever NIPs, melhorar a qualidade dos atendimentos, identificar e prever fraudes, além de gerenciar e alocar melhor seus recursos.

Leia mais »